Política

CS realiza reunião para buscar esclarecimentos sobre término do convênio de empresa terceirizada

Comissão de Saúde (CS) promoveu o encontro na Câmara de Vereadores de Camaquã, na última última segunda-feira (14)

Compartilhe:
16/05/2018 - 17h58min Ascom Poder Legislativo / Fotos: Luis Fernando Rodrigues Corrigir

Na tarde da última segunda-feira (14), a Comissão de Saúde (CS) do Poder Legislativo de Camaquã, composta pelos vereadores Vinícios Araújo (presidente) e Ilson Meireles (vice), participou de uma reunião na Sala das Comissões, a fim de buscar esclarecimentos sobre o cancelamento do convênio de prestação de serviços na área de Odontologia, oferecidos pelo profissional Dr. Reges Tadeu Grandini Kulczynski, por motivos não relatados.

Na reunião, o Dr. Reges teve a oportunidade de se manifestar, expor os motivos que lhe foram assegurados pelo fim da prestação de serviço, o qual prestava este tipo de serviço há mais de 50 anos, ficando inconformado com a forma como foi dispensado, sem aviso prévio, ou desligamento documental, mesmo após ter se reunido com o prefeito Ivo de Lima Ferreira e membros da Secretaria Municipal de Saúde por duas vezes, não aceitando as justificativas que lhe foram apresentadas.

Em seguida, a Comissão de Saúde recebeu o secretario de Saúde, Luciano Pereira Dias, tendo já protocolado na Secretaria do Poder Legislativo documentos para exposição de sua justificativa. O secretário em seu primeiro momento expôs os fatos, garantindo aos presentes que a decisão foi tomada após uma análise conclusiva do órgão fiscalizador interno do Poder Executivo Municipal.

Um dos apontamentos desse órgão, foi a contratação de serviços terceirizados com a questão de gastos elevados, sendo que, a Prefeitura Municipal possui um quadro efetivo de profissionais de Odontologia no município e por diversas vezes ficam com fichas sobrando em determinadas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sem ter a necessidade de terceirizar este tipo de serviço mas sim realizar uma melhor readequação de atendimento e distribuição de fichas, visando o regramento da economicidade.

Constatou-se que estava evidenciado que muitas vezes a Secretaria de Saúde utilizava de forma errada estes profissionais através de Chamamento Público, pois eles utilizavam as dependências da Secretaria e atendimentos médicos ao interior do município, sendo totalmente incorreto, pois, os serviços contratualizados devem ser executados em suas clínicas particulares, pois muitos dos procedimentos o município não tem estrutura para prover através do quadro de profissionais efetivos.

A partir dessa orientação, a Secretaria Municipal de Saúde se comprometeu em tomar as devidas providências e alterações de imediato.

Tão logo, o Poder Executivo Municipal instaurou processo de sindicância para apurar as irregularidades, no cumprimento de carga horária de alguns profissionais da área. Assim que o processo esteja concluso, os ajustes solicitados serão solucionados de imediato, seja suspendendo a contratação destes serviços ou a readequação dos profissionais efetivos para que se possa suprir as devidas demandas.

Os vereadores agradeceram aos presentes que se colocaram à disposição para sanar diversas dúvidas sobre o fato ocorrido, e a oportunidade de poderem tomar conhecimento sobre o trabalho de prestação de serviços de odontologia para a saúde municipal.

Além das pessoas já citadas, estavam presentes também na reunião o vereador Paulinho Bicicletas, suplente da Comissão, os assessores Diogo Lauffer, Marcelo Pires, Theyllor Araújo e Dra Ana Irene Silveira.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
Mais Lidas
CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)