Blog do Juares | Aprovado pedido de abertura de UBS no bairro Hípica em Camaquã

Camaquã-RS
10:46
17/08/2018

Blog do Juares | Aprovado pedido de abertura de UBS no bairro Hípica em Camaquã

Redes Sociais

Facebook Twitter RSS Contato
QUER MATAR A SAUDADE, ENTÃO OUÇA!
Anunciantes Blog do Juares

Notícias - Política

Aprovado pedido de abertura de UBS no bairro Hípica em Camaquã

23/05/2018 | 17h37 - Fonte: Luis Fernando Rodrigues / Foto: Divulgação
Compartilhe:

Na última segunda-feira (21), durante a Ordem do Dia da 65ª Sessão Ordinária, foi aprovado o Requerimento com o Apoio do Plenário nº 20 de 2018, de autoria do vereador Marcelo Gouveia, do PSB. 

Através desse requerimento, o vereador Marcelinho requer o envio de correspondência ao Poder Executivo, solicitando o cadastro e futura abertura de uma unidade básica de saúde no Bairro Hípico.

Segundo a justificativa, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade. 

Além disso, na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Segundo certa estimativa da assessoria, a instalação dessa UBS atenderia, não só os moradores do bairro Hípico, mas também dos bairros Floresta, Oliveira, Dona Tereza e Vila Nova, que contam com aproximadamente 7.500 moradores, sendo que 10% desses são idosos. Sem levar em conta que essa população para receberem atendimento médico precisam dirigir-se até a UBS em frente ao Hospital ou a UBS no Bairro Santa Marta, que ficam distantes, causando transtorno, principalmente, aos idosos, Portadores de Necessidades Especias (PNEs), pessoas que precisam-se descolar-se a pé, entre outros. 

Após ser discutido e aprovado por unanimidade, o  Requerimento com o Apoio do Plenário nº 20 de 2018 será encaminhado para ser analisado pelo Poder Executivo.

Compartilhe:

comentários