Geral

Ministério da Saúde aponta que surto de toxoplasmose “está desaparecendo”

Coordenador admitiu em Santa Maria que ainda não há indicação da origem da doença

Compartilhe:
19/06/2018 - 06h58min Correio do Povo / Foto: Renato Oliveira / Especial CP Corrigir

Um representante do Ministério da Saúde afirmou, nesta segunda-feira, que o surto de toxoplasmose na região de Santa Maria está desaparecendo. "O gráfico aponta que o maior pico passou", comentou Renato Vieira Alves, coordenador-geral de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, em entrevista coletiva na 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Ele reconheceu que "não existem dados até o momento que apontem a origem do surto". O material apurado (foram aplicados 160 questionários junto às pessoas diagnosticadas com toxoplasmose e, também, coletado sangue) continua sendo investigado, entretanto. 

Vieira Alves destacou que a principal preocupação é a de não faltar atendimento e medicamentos para os pacientes que tiveram a doença confirmada, continuar a investigação e alertar para a prevenção; sem descartar o retorno dos técnicos do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSus) para a região. 

Estoque de medicamentos é suficiente

Sobre os medicamentos, o titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Roberto Schorn, relatou que o estoque é suficiente para mais três meses. "Se precisar mais, podemos solicitar através de uma parceria com as Secretarias de Saúde de São Paulo e Paraná", acrescentou. 

O Superintendente em Vigilância em Saúde da Prefeitura, Alexandre Streb, informou que profissionais estão trabalhando para descobrir a origem da doença e continuarão realizando ações de fiscalização. "Não ingerir carnes cruas ou mal cozidas e lavar as verduras e frutas" são medidas de controle, enfatizou. "As gestantes com qualquer sintoma de doença devem procurar o médico que acompanha o seu pré-natal", salientou.

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
AABB
Mais Lidas
CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETAABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES