Geral

Variação climática fez a umidade aumentar no Rio Grande do Sul, aponta Metsul

Temperatura ficou em torno de 27ºC na tarde desta quarta-feira em Camaquã

Compartilhe:
18/07/2018 - 15h56min Correio do Povo / Foto: Juares da Luz / Blog do Juares Corrigir

A grande variação climática que atinge todo o Rio Grande do Sul tem chamado atenção dos gaúchos. A semana começou com chuva e instabilidade em Porto Alegre e em diversas regiões do Estado. Após um final de semana com altas temperaturas e tempo seco, a chuva chegou com força na segunda e terça-feira e a umidade do ar superou os 100%. 

Conforme a meteorologista da Metsul Meteorologia, Estael Sias, a presença da umidade se justifica pela variação climática. “Entrou o ar quente que, ao encontrar as paredes frias das casas e pisos, faz com que a umidade se condense e vire líquido e por isso as “paredes choram” quando tem aquecimento depois da chuva”, explicou. 

Semana começa com chuva 

Nos dois primeiros dias da semana, a chuva acumulada em Porto Alegre variou entre 60 mm e 70 mm em quase toda a cidade, sendo que a média histórica de chuva de julho inteiro é de 121,7 mm, conforme o Sistema Metroclima. Ou seja, choveu mais da metade da média do mês entre segunda e terça-feira.

A manhã desta quarta-feira (18) começou com presença significativa de nevoeiro, que deu espaço ao tempo firme e ensolarado na Capital e na Região Metropolitana. Os termômetros chegaram a se aproximar dos 30°C. A melhora do tempo, conforme o Sistema Metroclima, foi garantida por correntes de vento de Norte que trouxeram ar quente. 

Quarta-feira de sol e umidade 

Mesmo com o dia quente, a umidade relativa do ar permanecia presente, fazendo com que as calçadas da cidade continuassem molhadas, como se ainda estivesse chovendo. Além disso, mesmo os imóveis bem arejados, continuavam demonstrando reflexos, como paredes úmidas e espelhos embaçados. 

O clima vai continuar em transformação nos próximos dias. Nesta quinta-feira o tempo firme deve predominar novamente, com altas temperaturas. No sábado a situação muda, com máximas chegando aos 16°C. No domingo, mesmo com sol, as mínimas em Porto Alegre se aproximam dos 5°C e, no início da próxima semana, a chuva retorna à Capital, assim como o frio. 

* Previsão 

Quinta-feira: Sol. Máximas de 28°C/30°C

Sexta: Sol e nuvens. Chuva no fim do dia. Máximas de 28°C/30°C

Sábado: Chuva no inicio do dia e após sol e nuvens. Máxima 16°C

Domingo: Sol com mínima ao redor de 5°C. Tarde com 19°C

Segunda: chuva e frio.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBTBK INTERNET