Geral

Sesc Camaquã realiza atividades para comemorar Semana do Idoso


Compartilhe:
01/10/2014 - 21h38min Usina de Notícias Corrigir

As ações aconteceram nos dias 22 e 26 de setembro

Um envelhecimento saudável, com base em ações de socialização, bem-estar e voluntariado. Essa é a proposta do Programa Sesc Maturidade Ativa, espalhado por várias regiões do Rio Grande do Sul. Em celebração ao Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc realizou a Semana do Idoso, onde os participantes da Maturidade Ativa participaram de atividades especiais voltadas à promoção da qualidade de vida na terceira idade, em que envolveram também suas comunidades.

O Sesc Camaquã antecipou suas atividades realizou diversas ações para comemorar a Semana do Idoso. Na última quinta-feira, dia 25, foi realizada a Caminhada do Idoso, com encontro na Praça Zeca Netto. A Caminhada passou pelo Centro da cidade, Prefeitura Municipal e Sesc.

No dia 26, foi realizado um almoço de encerramento das atividades da semana, no Auditório da Secretaria de Ação Social de Camaquã. Houve apresentação em comemoração aos 150 anos da cidade, com os grupos da terceira idade de Camaquã, Cristal, Arambaré, Sentinela do Sul e do Programa Sesc Maturidade Ativa. A programação contou também com oficinas, palestras, gincana, entre outras ações.

Mais informações podem ser obtidas no Sesc Camaquã (Rua General Zeca Neto, 1085), pelo telefone (51) 3671-6492.
Sesc e o trabalho com idosos - No Brasil são aproximadamente 15 milhões de idosos, correspondendo a cerca de 10% da população total. Até 2040 a população idosa do país deve duplicar, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Nesse cenário, o Brasil apresenta um envelhecimento que não acompanha o ritmo de criação de políticas públicas para proteção dos direitos da terceira idade.

O Brasil é um país que caminha para o envelhecimento da população. Nascem menos brasileiros a cada dia e os idosos vivem mais. A expectativa de vida subiu de 62 para 73 anos e a fecundidade baixou de 5,8% para 1,8%. Os números apontam o crescimento do número de velhos, mas não da garantia de direitos ou qualidade de vida.

Há 50 anos, o Sesc criava o Trabalho Social com Idosos (TSI), ação que expandiu para todo o País nas últimas décadas, promovendo respeito à cidadania, melhores condições de vida, compartilhamento de experiências, saberes e garantia de direitos. Como as mudanças na sociedade brasileira, o TSI acompanhou a demanda do seu público, ampliando a oferta de atividades tanto nas capitais quanto interior.

Semana da Terceira Idade

22/09

14h - Solenidade de Abertura da Semana do Idoso
15h - Oficinas de artesanato: porta-agulha, com a professora Schirllei Brose; porta-celular, com a professora Lourena Claro; boneca de linha, com a Professora Maria Lima; artesanato com recicláveis, com a professora da Secretaria de Ação Social

23/09 - Lar Comunitário Nilda de Souza Azambuja: Momento Espiritual

15h - Palestra com o Padre Fabiano
16h - Baile

24/09 - Auditório da Secretaria de Ação Social

14h - Palestra “Importância do idoso na família”
15h - Gincana entre gerações com o Projovem, Escola Estadual Sete de Setembro, Instituição Conego Walter e idosos do Projeto Maturidade Ativa Sesc e Sec. de Ação Social

25/09 - Praça Zeca Netto

Caminhada do Dia Internacional do Idoso (1º de outubro)

14h - Encontro na Praça Zeca Netto
15h - Saída para a Caminhada no Centro de Camaquã, passando em frente à Prefeitura Municipal e Sesc
Distribuição de erva-mate Amizade e água quente durante o evento
16h - Mateada e atividades recreativas

26/09 - Auditório da Secretaria de Ação Social: Almoço de encerramento

10h - Doação de lã para o Buquê do Amor
11h - Apresentação em comemoração aos 150 anos da cidade, com os grupos da terceira idade de Camaquã, Cristal, Chuvisca, Arambaré, Sentinela do Sul e do Programa Sesc Maturidade Ativa
11h30 - Posse do Conselho Municipal do Idoso de Camaquã
12h - Carreteiro com os comércios Afubra e contribuição com arroz da Fortral
14h - Baile da terceira idade

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERAS