Geral

Libras e Saúde: acessibilidade no atendimento clínico


Compartilhe:
02/07/2015 - 20h21min Ascom Faders Corrigir

A Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul) Acessibilidade e Inclusão iniciou nesta quarta-feira (1/7), a capacitação em Libras na Área da Saúde, o qual tem a participação de profissionais de cinco hospitais da Região Metropolitana. O presidente da Faders, Roque Bakof, participou da aula inaugural juntamente com a coordenadora de Capacitação da fundação, Eva Loreni de Castilhos.

Na ocasião, o presidente Bakof destacou a importância do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), pois a mesma é condição imprescindível para que o profissional, possa ajudar o paciente a atender suas demandas em saúde. “A base do atendimento de saúde é a comunicação”, ressalta o presidente. “Quando um profissional de saúde não consegue se comunicar com um paciente, a qualidade do atendimento fica comprometida”.

O curso, ministrado pelos professores Luciano da Silva Abreu e Patrícia da Silva Rodrigues, ambos surdos, tem por objetivo despertar o interesse e, até mesmo, aprimorar o conhecimento da realidade das pessoas com surdez e da importância do uso da Língua de Sinais em seu atendimento. Serão 8 horas semanais e encerramento previsto para dezembro, totalizando 140 horas em aula.

Durante o curso serão ministradas aulas práticas e teóricas, com o propósito de fornecer o conhecimento básico, intermediário e avançado acerca da Língua de Sinais Brasileira (Libras). As aulas teóricas terão como objetivo principal apresentar a importância e o diferencial da Libras mostrando, também, as peculiaridades da comunicação com os surdos.

Já nas aulas práticas, se abordará a Libras aplicada à Saúde, a fim de trabalhar formas de se comunicar com o paciente surdo e compreendê-lo em Libras. As aulas práticas, por sua vez, irão aproximar os participantes do cotidiano de uso da Libras pelas pessoas surdas, especialmente, pelo contato dos alunos com os professores surdos.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
AABB
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETAABBCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSE