Geral

Conscientização pauta encontro de produtores de tabaco em Vidal Ramos/SC


Compartilhe:
11/09/2015 - 19h43min SindiTabaco Corrigir

Próximos encontros acontecem na semana que vem nos municípios paranaenses de Imbituva (15) e Palmeira (16), e em Irineópolis (17), Santa Catarina

Setembro 2015 - Com mais de 950 produtores de tabaco, o município catarinense de Vidal Ramos sediou o 7º Ciclo de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, promovido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco). O evento realizado nesta quarta-feira, 9 de setembro, reuniu mais de 400 pessoas no Parque de Eventos.

Segundo Iro Schünke, presidente do SindiTabaco, a consciência sobre os temas é importante para o negócio, uma vez que os clientes estão cada vez mais em busca de um produto sustentável. "Esses assuntos são mais sérios do que parecem, podem definir o futuro do nosso negócio. Mas, mais do que isso, o produtor precisa estar consciente que ao utilizar o equipamento de proteção individual ou a vestimenta de colheita ele está protegendo também a sua própria vida e da sua família. Além disso, oportunizar aos filhos educação e conhecimento é fundamental para que eles possam se desenvolver de forma adequada e de acordo com sua idade", disse.

O gerente de Assuntos Ambientais da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Adalberto Huve, afirmou que os temas sempre estiveram presentes nas preocupações da entidade. "Sabemos que no dia a dia do campo a mudança cultural é difícil, mas dentro do que está sendo proposto, estamos aqui para esclarecer, informar e formar consciência. O setor é muito organizado e deverá dar continuidade à busca desse conhecimento para que o produtor esclarecido possa agir de acordo com a legislação e no caminho certo", falou aos produtores.

O prefeito de Vidal Ramos, Laércio da Cruz, também prestigiou o evento. Cruz defendeu a diversificação das propriedades, mas salientou a importância econômica do tabaco para as pequenas propriedades e para o município. "O nosso município é produtor de tabaco por excelência. Apesar de uma recente industrialização, o tabaco oferece o maior nível de ocupação e recebe atenção especial de nossa administração. Não temos condições de mudar de cultura, seja qual for, num curto espaço de tempo, talvez nem em longo prazo. Enquanto existir demanda queremos continuar produzindo, até porque não temos condições, em pequenas propriedades, de oferecer alternativas tão rentáveis. Ao mesmo tempo, precisamos manter essa ocupação no campo, mas de forma consciente, mantendo o homem no campo com saúde e educação", reforçou.

Após a abertura, um vídeo informativo abordou questões como a importância do uso da vestimenta de colheita, bem como a correta aplicação, manuseio e armazenagem de agrotóxicos. Conheça algumas das orientações:

• Somente utilizar agrotóxicos registrados, de acordo com a receita agronômica;

• Manter o pulverizador em perfeitas condições de uso e sem vazamentos;

• Durante o manuseio e aplicação de agrotóxicos, sempre utilizar o EPI;

• Não permitir a aplicação de agrotóxicos por menores de 18 anos, idosos e gestantes;

• Armazenar os agrotóxicos em armário feito de material resistente, chaveado e destinado somente para esse fim, com acesso restrito a trabalhadores orientados a manuseá-los;

• Não reutilizar embalagens vazias de agrotóxicos para qualquer fim;

• Realizar a tríplice lavagem da embalagem vazia de agrotóxico, utilizando o EPI;

• Sinalizar áreas récem-tratadas com agrotóxicos com placa específica para este fim;

• Usar sempre luvas impermeáveis e vestimenta específica para a colheita;

• Evitar colher o tabaco quando as folhas estiverem molhadas pela chuva ou orvalho;

• Dar preferência aos horários menos quentes do dia para a colheita do tabaco.

Na sequência, a advogada e socióloga, Dra. Ana Paula Motta Costa, proferiu palestra sobre os direitos da criança e do adolescente. Seguindo recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil regulamentou por meio do decreto 6481/2008 duas convenções internacionais, colocando o tabaco na lista de formas de trabalho proibidas para menores de 18 anos. É, portanto, proibido por lei, utilizar mão-de-obra de crianças e adolescentes menores de 18 anos no cultivo do tabaco (plantio, pulverização, colheita, secagem e comercialização).

Segundo a palestrante, o trabalho infantil traz prejuízos às crianças e adolescentes, mas não apenas a eles. "Toda a família acaba prejudicada, considerando que as pesquisas apontam que a falta de educação está diretamente relacionada ao empobrecimento", afirmou. A socióloga admite que este é um assunto complexo e muito enraizado à questão cultural. "Sabemos que os pais querem o melhor para seus filhos e acreditam que o trabalho é um valor. Crianças e adolescentes podem auxiliar em pequenas tarefas e atividades para aprender valores como respeito, disciplina, organização. Mas não devem substituir a mão de obra adulta, sob pena de implicar trabalho infantil", disse.

O evento encerrou com a peça teatral Rádio Fascinação, do grupo Espaço Camarim, de Santa Cruz do Sul (RS), sendo este último um momento lúdico e de retomada das principais mensagens.

SOBRE O CICLO - O 7º Ciclo de Conscientização atende aos termos dos acordos firmados perante o MPT-RS e MPT-Brasília, e faz parte das ações de responsabilidade social que o setor de tabaco desempenha há muitos anos, envolvendo produtores de tabaco da Região Sul do Brasil. Em seis edições, o Ciclo de Conscientização reuniu mais de 15 mil pessoas, em 38 municípios da Região Sul do País. Em 2015, a etapa gaúcha do 7º Ciclo já reuniu 1,2 mil pessoas, em três eventos. A agenda continua na próxima semana, com eventos em Imbituva (15/9) e Palmeira (16/9), no Paraná. A edição encerra em Irineópolis (SC), no dia 17 de setembro.

PRÓXIMOS EVENTOS

Imbituva / PR
15 de setembro (terça-feira)
Pavilhão de Festas da Igreja Luterana Santa Cruz / Localidade de Mato Branco de Baixo

Palmeira / PR
16 de setembro (quarta-feira)
Clube Palmeirense / Praça Marechal Floriano Peixoto, 476 (R. Quinze de Novembro)

Irineópolis / SC
17 de setembro (quinta-feira)
Salão Paroquial da Igreja Católica - Matriz São Sebastião / Rua Paraná, s/nr

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
AFUBRA MAIO 2024
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉAABBAFUBRA MAIO 2024COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES