Geral

Uergs completa 15 anos neste domingo

08/07/2016 - 19h52min Foto Divulgação Uergs Tapes/Blog do Juares Corrigir

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) completa 15 anos neste domingo (10/7). O aniversário será comemorado oficialmente na segunda-feira (11/7), em Porto Alegre, com uma programação que inclui o lançamento do novo site da instituição, homenagens e apresentações artísticas. Também ocorrerão ações comemorativas nas Unidades no interior do Estado.

Presença em 24 municípios gaúchos

A Uergs conta com uma estrutura multicampi e está presente em 24 cidades. São mais de quatro mil alunos matriculados nos cursos de graduação que habilitam bacharéis, professores e tecnólogos nas áreas das Ciências da Vida e Meio Ambiente, Ciências Exatas e Engenharias, e Ciências Humanas.

Em Tapes, é ofertado o curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, noturno, possuindo também alunos remanescentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, além da recente turma encerrada do Curso de Especialização em Análise e Manejo de Sistemas Socioecológicos. Em 2017, a Unidade ofertará 40 vagas para o Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental, noturno, e 40 vagas para o Curso de Administração (Rural e Agroindustrial), manhã, sendo ingresso via ENEM/SISU.

As demais Unidades estão localizadas em Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encantado, Erechim, Frederico Westphalen, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Porto Alegre, Sananduva, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Francisco de Paula, São Luiz Gonzaga, Soledade, Três Passos e Vacaria.

Foco na pós-graduação

A Uergs chega aos 15 anos comemorando a abertura do seu primeiro curso de mestrado e focada na expansão da pós-graduação. Aberto em abril, na Unidade em são Francisco de Paula, o mestrado em Ambiente e Sustentabilidade possui uma proposta interdisciplinar e recebe profissionais de diversas áreas. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação está trabalhando na formatação de quatro novos mestrados nas áreas de Alimentos, Biodiversidade, Ciências Agrárias e Educação.

Na pós-graduação lato-sensu, são mais de 20 cursos em andamento e, para 2017, a Universidade planeja a abertura de cinco novas especializações.

Programação de aniversário no Campus Central

A programação em Porto Alegre inicia com o lançamento do novo site e do Programa Melhor Idade, que pretende ampliar os espaços de participação de adultos e idosos na Universidade por meio de atividades de extensão.

Em seguida, serão lançadas duas publicações organizadas por docentes da Uergs: a “Cartilha das Mulheres” - fruto de um projeto de extensão que propõe o combate às desigualdades de gênero - e o livro “Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade na Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí” - uma compilação de dados coletados de diferentes pesquisadores e instituições. No local do evento serão expostas outras publicações e trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica.

Ex-alunos que retornaram à Uergs como profissionais terão suas experiências apresentadas em um vídeo com entrevistas e fotos que registram seus momentos marcantes vividos na Universidade. Na cerimônia, também serão homenageados os quatros ex-reitores e os funcionários que estão na instituição há 10 anos.

Na programação artística, estudantes e professores dos cursos de Licenciatura em Música e Dança, da Unidade em Montenegro, apresentarão performances desenvolvidas ao longo dos cursos.

Nos dias 11 e 12, ocorrerá o Fórum de Áreas, onde estarão reunidos os professores, funcionários e estudantes para discutir os projetos dos cursos e o Plano de Desenvolvimento Institucional para o próximo quinquênio.

MAIS NOTÍCIAS

RESTAURANTE COME COME
ELETRO CLIC
PADARIA ESTRELA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
OLIDATA
SUPER SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
DIGA NÃO!
ADRIANO CONRADO
ROGÉRIO CALÇADOS
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +