Cultura

Tapes promove Acampamento Literário e encontro nacional de contadores de histórias


Compartilhe:
15/08/2017 - 10h28min Redação / Fotos Divulgação Corrigir

O I Acampamento Literário e Cultural de Tapes, que se realiza de 15 a 20 de agosto, com coordenação da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Educação e Cultura, irá receber o 10º Encontro Nacional de Contadores de Histórias, do projeto de leitura “Ao pé do ouvido”. Conforme a secretária Débora Toledo o evento, que conta com a parceira do Sesc, irá contemplar e visitar escolas púbicas, além de oferecer a comunidade atividades permanentes em três turnos (manhã, tarde e noite), na Praça Rui Barbosa. A abertura oficial acontece nesta terça-feira, 15, às 9 horas.

Na programação, além de palestras, bate-papos e oficinas para professores e público interessado, comprofissionais reconhecidos nacionalmente do nível de Rosane Castro (Cachoeirinha/RS), Eleonora Medeiros (Uruguaiana/RS) e Sandra Lane (Belo Horizonte/MG), haverá ainda contação de histórias nas instituições de ensino do município. Representando a região da Costa Doce o evento contará com a participação do escritor Catullo Fernandes e da artesã e contadora de histórias Guel Fernandes (foto abaixo), que estarão apresentando a obra de literatura infantil “Bicho Fruta”.

Outras atrações são as apresentações de renomados grupos: Rococó Produções Artísticas e Culturais - Teatro Era uma vez: Contos e Lendas, Cia Crakety - Teatro Tatu Balão, Teatro de Bonecos - As aventuras de Tião Bagual, Coletivo Caixa de Pandora de Teatro - Lambe Lambe, Grupo Trilha - Teatro Umbigo, e Grupo Ueba Produtos Notáveis - As aventuras do fusca à vela.

O projeto ao “Ao pé do ouvido” nasceu em maio de 2009, durante a I Feira de Promoções da cidade de Cachoeirinha, com coordenação da escritora, contadora de histórias, arte-educadora e produtora cultural, Rosane Castro (foto acima). Em anos anteriores o evento também foi realizado Gravataí, e em 2016, ocorreu em Cachoeira do Sul.

“Em um momento tão delicado no cenário nacional, conseguimos, através de muito apoio e compreensão, chegarmos a 10ª edição. Depois que organizei os primeiros, pensei em torná-lo itinerante, para levar mais histórias e mais contadores por todos os cantos do Rio Grande e, finalmente, ele começa a dar sinais de uma caminhada. Agradeço a cidade de Tapes que irá acolher o Encontro, e a todos que estão colaborando para que tenhamos momentos de muita leitura, narrações, arte e cultura”, ressalta Rosane.

O público alvo para as oficinas são professores, estudantes de magistério, acadêmicos de pedagogia, contadores de histórias e demais interessados. As inscrições são no site www.viveirocultural.com.br/aopedoouvido.php. Os valores variam entre R$ 35 e R$ 55. 

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
CÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORAABBTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉ