Cultura

Camaquenses se apresentam no Acampamento Farroupilha em Porto Alegre


Compartilhe:
18/09/2017 - 09h59min Redação / Foto Ana Bede Corrigir

Artistas camaquenses se apresentam no Parque Harmonia em Porto Alegre, no encerramento da Semana Farroupilha. O projeto “Camaquã canta Barbosa Lessa 15 anos de saudade” do produtor cultural Catullo Fernandes foi selecionado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho, e sobe ao palco central no dia 20 de setembro (quarta-feira) às 17h30. Um dia antes, na noite de 19, às 19 horas o cantor mirim Murielzinho também se apresenta no evento acompanhado pelo pai Lucindinho (gaita) e Marquinhos Araújo (violão). Murielzinho vem se destacando com uma das revelações da música gaúcha na Costa Doce, e tem recebido inúmeros convites para shows.

O espetáculo “Camaquã canta Barbosa Lessa” organizado para registrar a passagem dos 15 anos da morte do camaquense adotivo e idealizador do Tradicionalismo, Luiz Carlos Barbosa Lessa (Piratini 13/12/1929 - Camaquã 11/03/2002), foi apresentado em abril no Teatro do Sesc, através da Criarte Marketing & Eventos. “Camaquã Terra Farroupilha é chão de talentos. Que bom que muitos deles estão recebendo espaço em nível estadual. Como produtor este é o nosso papel: produzir bons espetáculos e lançar novos artistas”, ressalta o produtor Catullo Fernandes.

O show mais enxuto devido ao espaço disponível traz 16 composições do escritor, compositor e folclorista. Ele será apresentado pela cantora Luana Fernandes, no papel de Inezita Barroso, quando jovem, ao gravar em São Paulo um dos primeiros discos de música gaúcha – o LP Danças Gaúchas (1955), composições resgatadas e/ou compostas por Barbosa Lessa e Paixão Cortês.

O time de intérpretes conta com as participações de Lucas Bridi, Eduardo Sampaio, Manoella da Maia Souza, e do cantor mirim Murielzinho acompanhados de uma banda, que irá reviver o extinto Conjunto Os Minuanos, criado por Lessa, quando aluno do Ginásio Gonzaga, em Pelotas. O grupo é formado pelo acordeonista Vinícius Machado Mombach, e o trio Cuerdas y Bombo: os irmãos Paulo André (percussão), Rafael (violão) e Rodrigo Cesar da Silva (baixo). O casal de dançarinos Jeankel Lima e Gleiciane Schmitz participam no número dedicado as músicas das danças tradicionais.

O espetáculo se completa com um vídeo no telão mostrando a trajetória de Barbosa Lessa, o cenário trazendo o artesanato gaúcho da viúva Nilza Lessa, e com o artista plástico Caiaque pintando ao vivo uma tela com imagem do escritor, e que no final será entregue à direção do MTG. 

Na foto, o show sendo apresentado com muito sucesso no Teatro do Sesc.

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
CÂMERAS
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETCÂMERASSUPER SÃO JOSÉ