Saúde

Altas temperaturas provocam mudanças no organismo

08/01/2018 - 09h35min Rhayssa Nascimento / Foto: Divulgação Corrigir

A elevação das temperaturas, com a chegada do verão, implica em mudanças no organismo. A homeostasia, mecanismo que possibilita o organismo funcionar entre 36 e 37 graus Celsius, ativa diferentes mecanismos para manter essa condição. Entre eles, como explica a clínica geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos em São Paulo-SP, Lígia Brito, a perda de líquido pelo suor.

Apesar do processo ser algo natural, a não recuperação dessas substâncias pode acarretar em sintomas como queda de pressão, tontura, mal estar e até mesmo desidratação. Segundo a médica, a hidratação e a alimentação são dois pontos importantes para evitar situações piores, como os desmaios.

A reposição da água e sais minerais perdidos pelo suor não pode ser feita de qualquer maneira. Lígia Brito alerta que os isotônicos, ricos em sódio e potássio, devem ser utilizados somente por atletas.

"Os isotônicos são indicados somente para quem faz exercício, pois nesta situação ocorre maior perda de sais minerais. Já o consumo em excesso, por quem não pratica atividade física, pode acarretar em um aumento de pressão", reforça.

A maneira mais saudável de repor esses componentes é pela ingestão de água, frutas, legumes e verduras. "O consumo de água e desses alimentos é fonte de boa parte dos sais minerais necessários para o organismo", finaliza a clínica geral.

MAIS NOTÍCIAS

JOMAR GÁS
CVC VIAGENS
FUNERÁRIA JARDIM
SUPER SÃO JOSÉ
RÁDIO SÃO JOSÉ
Vencato Casas
MIX BEBIDAS
ROGÉRIO CALÇADOS
BLOG DO EVALDO
Jornada Quântica
TIC-TAC
CIPEX IDIOMAS
ELETRO CLIC
ECONÔMICA MÓVEIS E ELETRO
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Tocando agora: Relembre bons momentos
Diminuir/Aumentar Fonte: Fonte: A - A +