Geral

A Cruz Jesuítica das Missões foi descoberta em Camaquã após o retorno de um passeio na Barragem do Arroio Duro


Compartilhe:
31/07/2014 - 17h19min Redação Blog do Juares Corrigir

Em 2010 O coordenador do Projeto de Arte Sacra Jesuítico-guarani CNPQ-PUCRS, professor Dr. Edison Hüttner e o professor Eder Abreu Hüttner, que é pesquisador credenciado oficialmente neste projeto, de retorno de um passeio que fizeram na Barragem do Arroio Duro, em Camaquã, param para ver a gruta na Praça da Cruz.

Logo observaram que era uma cruz diferente. Desde 2005 os dois pesquisadores já haviam encontrado dois anjos de arenito missioneiros em Passo Fundo, que hoje estão no Museu das Missões.

Depois pesaram o Sino de São Miguel, pela primeira vez. Este conhecimento da região missioneira e da arte sacra jesuítico-guarani levou-os a perceber que esta cruz de ferro poderia ser das missões.

Assim começou a história da Cruz de São Miguel. Desde 1857 esta Cruz está em Camaquã - conforme dados de Atas da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

A ultima imagem da Cruz de São Miguel das Ruínas Jesuíticas é de 1846 - de uma litografia (pintura) do francês Alfred Demersay. A Cruz de São Miguel levou 11 anos para chegar na Praça da Cruz.

No dia 29 de julho deste ano a Praça Santa Cruz ganhou uma réplica da Cruz Missioneira.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET