Cultura

Sesc Camaquã realiza a 3ª Mostra Literária e Cultural


Compartilhe:
02/04/2018 - 12h10min Usina de Notícias / Foto: Adriana Marchiori/Divulgação Corrigir

Evento acontece entre os dias 24 e 28 de abril e leva diversas atrações à cidade 

Entre os dias 24 e 28 de abril o Sesc Camaquã (Rua Marcírio Dias Longaray, 01) realiza sua 3ª Mostra Literária e Cultural. Aberta ao público, a programação gratuita irá abranger oficinas, apresentações teatrais, shows e palestras, com o objetivo de alcançar tanto crianças quanto adultos. Umas das principais atrações é a presença do instrumentista João Vicenti, da banda “Nenhum de Nós”, que apresentará o “Recital de Acordões”, uma viagem pela formação da música gaúcha. O show acontecerá na abertura do evento, na terça-feira, dia 24, a partir das 20h. Confira a programação completa abaixo.Mais informações podem ser obtidas no site https://www.sesc-rs.com.br/camaqua.

As crianças terão muitas alternativas durante a semana de atividades. Entre elas, a apresentação do (EN)Cantador de Histórias Zéh, com seu espetáculo “Conta Daqui! Conta de lá!”. A peça apresenta toda a tradição da oralidade e de clássicas histórias ligadas a cultura popular. O objetivo é estimular a reflexão nos pequenos expectadores. Enquanto isso, os adultos podem prestigiar o poeta Ronald Augusto, que apresentará uma palestra e uma oficina, na quarta e na quinta-feira (25 e 26) respectivamente, sobre literatura afro-brasileira contemporânea.

Já na sexta-feira (27) é a vez do músico Guto Leite levar à Mostra o espetáculo “10 Canções sem as quais você não poderá viver nem mais um segundo”. Baseado no seu álbum de mesmo título lançado em 2017, o show do professor de Literatura Brasileira da UFRGS será acompanhado pela palestra “O nó na garganta”, sobre poesia. A partir de imagens, textos, canções e trechos de filme, Leite refletirá sobre o papel do gênero no cotidiano contemporâneo.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte - Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.         
 
3ª Mostra Literária e Cultural
Data: De 24 a 28 de abril
Local: Sesc Camaquã - Rua Marcírio Dias Longaray, 01
Programação gratuita 
 
PROGRAMAÇÃO:
24 de abril (terça-feira)
9h – Abertura – Teatro do Sesc Camaquã.
 
9h30 – O (EN)Cantador de Histórias Zéh – “Conta Daqui! Conta de lá!” Leva a lucidade e o poder das histórias de uma forma teatral para que este momento de oralidade seja encantador para o público. São histórias do mundo que retratam a cultura popular enraizada em grandes narrações que mexem com o indivíduo e produzem reflexões humanas. Público: Crianças das escolas municipais e estaduais.
 
9h40 –Palestra: Alfabetização e Desenho Infantil com Marília Fichtner
Tendo por base os testes projetivos gráficos, a palestra explora as relações entre o grafismo infantil, o desenho e as primeiras letras no processo de alfabetização.  Serão apresentados exemplos que criam uma atmosfera lúdica e poética que incentiva o educador a planejar as atividades de alfabetização considerando temas fundamentais do desenvolvimento infantil. Público: professores.
 
14h30  O (EN)Cantador de Histórias Zéh – “Conta Daqui! Conta de lá!” 
 
18h30 – Encontro/bate papo com o escritor Álvaro Santestevam - Foi idealizador da Casa do Poeta Camaquense (1989). Publicou “O Poder no sótão & Cinco Poemas amarelos”, em 1987, além de participações em diversas antologias.
 
20h – Recital de Acordões com João Vicente do Nenhum de Nós - A música do mundo, executado em diferentes tipos de acordeões. Da gaita ponto, principal formadora da música do Rio grande do Sul, ao acordeom piano, executado por músicos do mundo todo. O recital passa pelas primeiras músicas ouvidas e tocadas pelo instrumentista João Vicenti, com histórias de influências, período, tipos de ritmos e melodias, e de como as referências foram importantes na sua formação musical. Gilberto Monteiro, Raul Barboza, Antônio Tarrago Ros, Astor piazzolla, Richard Galliano e composições próprias ilustram esse cenário, executadas por teclas e botões. 
 
25 de abril (quarta-feira)
09h – “Oficina: Alfabetização Lúdica com Jussara Mello” - Tendo por base os testes projetivos gráficos, a palestra explora as relações entre o grafismo infantil, o desenho e as primeiras letras no processo de alfabetização.  Serão apresentados exemplos que criam uma atmosfera lúdica e poética que incentiva o educador a planejar as atividades de alfabetização considerando temas fundamentais do desenvolvimento infantil. Local: Sala Multiuso. Público: Professores da rede escolar.
 
14h30 – Atividades culturais para crianças: Hora do Conto – com Jussara Mello - Hora do Conto com Contação e Cantação de histórias, atividades e brincadeiras com uso e recurso do corpo e da música. Local: Teatro do Sesc. Público: Crianças das escolas municipais e estaduais.
 
18h30 – Encontro/bate papo com o escritor Roger Tavares.
 
19h30 – Palestra de Literatura afro-brasileira contemporânea e suas recepções com Ronald Augusto - Reforçar o valor a literatura como forma de ampliar a subjetividade do indivíduo – objetivo por si só pertinente, haja vista o panorama sócio-cultural cada vez menos voltado ao pensamento. Debater a riqueza da produção literária negra significa divulgar e estimular a pesquisa e a reflexão a respeito das obras dos brasileiros afrodescendentes. Local: Teatro do Sesc. Participantes: Alunos e professores das escolas municipais e estaduais. 
 
26 de abril (quinta-feira)
9h e 15h – Teatro Infantil O Mirabolante Rei das Tretas - Quimera Criações Artísticas (RS) - Situada em um reino muito esquisito, perdido no tempo e no espaço, O Mirabolante Rei das Tretas narra as aventuras e desventuras de um Rei que faz de tudo – ou manda seus súditos fazerem por ele – para realizar seu sonho fútil de possuir a mais preciosa das roupas. Nem mesmo o caos desenfreado que toma conta do lugar e que afeta a todos os tresloucados personagens que transitam pelo castelo será capaz de impedir este obstinado Rei tornar-se em definitivo o ser mais elegante do universo. Ou não! Resta assistir as hilariantes confusões deste espetáculo para acompanhar sua trajetória e seu desfecho final, repletos de surpresas e artimanhas. Classificação: Livre. Duração: 50min. Local: Teatro do Sesc Camaquã. Público: Crianças das escolas municipais e estaduais.
 
18h30 – Encontro/bate papo com a escritora Francisca Izabel de Farias.
 
19h – Oficina afro-brasileira com Ronald Augusto - Ronald Augusto da Costa (Rio Grande, 4 de agosto de 1961) é um poeta experimental, inicialmente ligado à poesia marginal, crítico de poesia, editor, músico e letrista do Rio Grande do Sul, sendo um dos editores associados ao website Sibila, criado pelo poeta Charles Bernstein e por Régis Bonvicino, além de ser notabilizado por seus estudos sobre literatura negra. Atualmente, vivendo em Porto Alegre, sendo co-editor, ao lado de Ronaldo Machado, da Editora Éblis, além de editor associado à Sibila, site de poesia criado por Charles Bernstein e Régis Bonvicino, realizando trabalho crítico, Ronald Augusto também desenvolve um trabalho com música, junto aos músicos-poetas Alexandre Brito e Ricardo Silvestrin. Além disso, realiza palestras e oficinas/cursos abordando assuntos como música e poesia contemporânea e visual. Prêmios - Prêmio Apesul Revelação Literária em 1979. Medalha de Mérito conferida pela Comissão Estadual para Celebração do Centenário de Morte de Cruz e Sousa, Estado de Santa Catarina, por estudo referente à obra do poeta negro catarinense, em 1998. Troféu Vasco Prado conferido pela 9ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, em agosto de 2001. Local: Sala Multiuso. Participantes: Professores das escolas particulares, municipais e estaduais. 
 
27 de abril (sexta-feira)
9h e 15h – Teatro Infantil “O Mirabolante Rei das Tretas” - Quimera Criações Artísticas (RS). Situada em um reino muito esquisito, perdido no tempo e no espaço, O Mirabolante Rei das Tretas narra as aventuras e desventuras de um Rei que faz de tudo – ou manda seus súditos fazerem por ele – para realizar seu sonho fútil de possuir a mais preciosa das roupas. Nem mesmo o caos desenfreado que toma conta do lugar e que afeta a todos os tresloucados personagens que transitam pelo castelo será capaz de impedir este obstinado Rei tornar-se em definitivo o ser mais elegante do universo. Ou não! Resta assistir as hilariantes confusões deste espetáculo para acompanhar sua trajetória e seu desfecho final, repletos de surpresas e artimanhas. Classificação: Livre. Duração: 50min. Local: Teatro do Sesc Camaquã. Público: Crianças das escolas municipais e estaduais.
 
18h30 – Encontro/bate papo com o escritor Catulo Fernandes
 
20h – Show 10 Canções sem as quais você não poderá viver nem mais um segundo - Show e palestra com Guto Leite
Além do Show, o projeto conta ainda com uma palestra de 60 minutos, “O nó na garganta”, sobre poesia. Partindo da proposta de Robert Frost, mais importante poeta estadunidense do século XX, de que fazer poesia é tirar o nó da garganta. A palestra é composta por imagens, textos, canções, trechos de filme, e busca, numa linguagem acessível, conversar sobre um dos gêneros mais distantes atualmente das pessoas em geral, o gênero poético. 
 
28 de abril (sábado)
15h – Teatro Infantil “O Mirabolante Rei das Tretas” - Quimera Criações Artísticas (RS)

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
CÂMERASAABBSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES