Política

Projeto aprovado pelos vereadores altera lei que dispõe sobre apresentação de receituário médico

Projeto passará por redação final, e a nova lei ainda precisa ser sancionada pelo prefeito de Camaquã

Compartilhe:
10/07/2018 - 13h50min Luis Fernando Rodrigues / Foto: Divulgação Corrigir

Nessa segunda-feira (9), foi discutido e votado na Ordem do Dia da 72ª Sessão Ordinária do Poder Legislativo de Camaquã, o Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei Legislativo nº 12 de 2018, de autoria do vereador Marcelinho.

O projeto dá nova redação aos artigos 5º e 6º da Lei Legislativa nº 10, de 28 de novembro de 1997, que “dispõe sobre apresentação de receituário médico”.

Conforme a justificativa do projeto, pacientes e atendentes de farmácias reclamam das receitas ilegíveis, com suas caligrafias indecifráveis, aumentando a possibilidade de ocorrer diversas interpretações e colocando em risco a saúde do paciente, caso seja comprado e utilizado um fármaco incorreto. Além disso, o próprio Código de Ética Médica afirma que é vedado ao médico receitar, atestar ou emitir laudos de forma secreta ou ilegível.

Dessa forma, para evitar essas situações, foi aprovado o projeto que visa cobrar cada vez mais o devido preenchimento do receituário pelos profissionais médicos. Ademais, todos os consultórios médicos deverão afixar em local visível as informações da lei, para que os pacientes possam cobrar a sua aplicabilidade.

De acordo com o art. 2º da Lei Legislativa nº 10, de 1997, no receituário médico deve constar:

I - nome do paciente;

II - denominação do medicamento receitado;

III - quantidade e modo de uso individual do medicamento receitado;

IV - local e data;

V - carimbo com nome e número de inscrição no CREMERS;

VI - assinatura do médico.

Já o art. 3º torna obrigatório que as informações dos incisos I a IV do art. 2º constem em letras de forma ou impresso mecanicamente.

O projeto passará pela redação final e, posteriormente, será encaminhado para a sanção e promulgação da lei, pelo prefeito municipal.

MAIS NOTÍCIAS

AABB
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
AABB
SUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA BOM PASTOR