Política

Congresso aprova diretrizes orçamentárias para 2019

Orçamento de 2019 prevê corte de 5% no custeio administrativo do governo federal

Compartilhe:
12/07/2018 - 07h17min Correio do Povo / Foto: Luis Macedo / Agência Câmara / CP / BJ Corrigir

O Congresso aprovou, na noite desta quarta-feira, o texto-base do substitutivo do senador Dalirio Beber (PSDB-SC) para o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2019 (PLN 2/18). Segundo a proposta, no envio do projeto de lei orçamentária para o próximo ano, o governo já terá de prever um corte de 5% do custeio administrativo, envolvendo despesas do dia a dia, como luz, telefone e diárias.

Outra alteração é a obrigação para o atual governo enviar ao Congresso, no segundo semestre, um plano de redução de 10% dos incentivos fiscais em 2019. Beber manteve o dispositivo que proíbe a concessão de reajustes aos servidores com a aprovação de novos projetos de lei e também a criação de cargos no serviço público no próximo ano, ainda que com efeitos financeiros posteriores a 2019.

Após a aprovação, começaram os debates de destaques. O mais polêmico seguida em discussão no início da madrugada. Trata-se de emenda feita pelo PT que pede a exclusão exatamente da limitação de reajustes.

O deputado Bohn Gass (PT-RS) criticou pontos do texto. Ele não concorda com restrições a contratações e a reajustes para servidores públicos nem com o corte de recursos para municípios. “Em uma crise de segurança, o governo não poderá contratar servidor para a área de segurança; precisamos melhorar a saúde, mas não pode contratar servidores”, condenou.

Sobre o corte em recursos para municípios, Bohn Gass afirmou que as prefeituras "não aguentam mais repasses menores na saúde, na educação, fruto de uma economia que não cresce”. Líder do PSDB, o deputado Nilson Leitão (MT) defendeu a diminuição do custo da máquina pública em 5% prevista no texto aprovado da LDO. “O Brasil precisa recomeçar, para poder investir naquelas áreas em que isso está fazendo falta. Daqui a pouco, a produção dos tributos vai ser apenas para pagar salário e nada mais”, disse.

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
TBK INTERNET
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESAABBTBK INTERNETCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)