Geral

Hospital de Canguçu esclarece atendimento sobre idosa que morreu por picada de cobra


Compartilhe:
07/02/2016 - 11h37min Rafaelle Ross / Diário Popular / Foto divulgação Corrigir

Pronto-Socorro da cidade teve que confirmar qual hospital tinha o soro, para então tratar do encaminhamento da vítima

As mais de duas horas que Anelda Peter, 72, precisou esperar para ser deslocada de Canguçu até Pelotas são, para o Hospital de Caridade da cidade, consideradas parte do protocolo de atendimento. Após sofrer uma picada de cobra na sua propriedade, na última terça-feira (2/2), a idosa buscou atendimento, porém não havia soro antiofídico disponível no Pronto-Socorro (PS). Ela precisou ser deslocada para Pelotas onde receberia a medicação, no entanto, chegou desacordada ao município e não resistiu, morrendo na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital.

O assessor jurídico do Hospital de Caridade, Marcelo Mota, afirmou que não houve demora no atendimento da vítima e que no tempo transcorrido a partir da entrada desta até o seu encaminhamento para Pelotas estavam sendo ajustadas questões burocráticas. Para um paciente ser deslocado de uma unidade médica a outra é preciso que haja confirmação da existência do medicamento que esta necessitará no local. De acordo com o assessor jurídico, duas ligações foram realizadas para o PS pelotense pois este precisou se certificar sobre a existência do soro. Além disto, outro fator preciso para o deslocamento é a estabilização do paciente, caso contrário não há liberação médica para a viagem, neste caso de 55 quilômetros.

A conversa com o Centro de Informações Toxicológicas do Estado (Cite), que segundo o protocolo deve ser consultado em caso de ataque de animais peçonhentos, também foi apontada como uma etapa burocrática demorada.

A hipótese levantada pela família de Anelda, de que o hospital estava no aguardo de outros pacientes para serem encaminhados junto dela, também foi negada por Mota. Ele disse que a outra pessoa que estava na ambulância com a idosa deu entrada no hospital antes dela e, portanto, não havia lógica na afirmação. O fato de um médico não estar presente na ambulância durante a viagem também foi apontado como protocolo, já que o profissional só deve acompanhar os pacientes caso haja risco de óbito no percurso, o que não foi considerado possível na situação em questão. “Tão logo foi confirmado o soro antiofídico em Pelotas, ela foi encaminhada. A causa da morte não foi a demora, foram questões médicas.”

O diretor-técnico do PS de Pelotas, Sérgio Burch, foi procurado pela reportagem e disse que estava de férias durante o episódio, no entanto, assegurou que o retorno quanto à disponibilidade de medicamentos é imediato. Burch disse ainda que o soro antiofídico não é um medicamento que falta na cidade, sendo necessária apenas uma confirmação da quantidade disponível.

Neto de Anelda, Ivo Reichow declarou que a família ainda está avaliando as possibilidades legais que tem à disposição para decidir se o caso será levado à Justiça ou não.

Alerta na região

Desde 2014, a diminuição no repasse de soro antiofídico pelo Ministério da Saúde aos estados é um problema. De acordo com a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) a incidência de acidentes com serpentes tem sido de três a quatro casos semanais. O repasse à 3ª CRS é de 600 ampolas por remessa, normalmente mensais, que são divididas entre 497 municípios do Estado. Técnica do setor de imunizações da coordenadoria, Cláudia Berardi diz que a orientação é concentrar as doses no pronto-socorro do município sede de cada Regional, no caso o de Pelotas. A cidade registrou o maior número de casos nos últimos três meses, seguida por Canguçu e São Lourenço em terceiro.

O Ministério emitiu uma nota técnica apontando a existência de problemas contratuais no processo de aquisição do medicamento. Não há definições quanto ao restabelecimento de repasse de soro antiofídico às unidades de saúde.

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBFUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES